Ferramentas para Gestão de Projetos
Fonte: http://www.devmedia.com.br/ferramentas-para-gestao-de-projetos-revista-engenharia-de-software-magazine-45/23563
A cada dia cresce a necessidade de adoção do gerenciamento de projetos em pequenas, médias e grandes empresas. Sua importância está relacionada à redução de custos no desenvolvimento de projetos, cumprimento de prazos, eficácia no resultado final e mensuração de resultados. Além disso, é importante destacar que o gerenciamento de projetos precisa evoluir e se adaptar constantemente às necessidades cada vez mais dinâmicas das organizações.
O desenvolvimento de software é uma atividade complexa, envolvendo inúmeros fatores que são imprevisíveis e de difícil controle, como volatilidade dos requisitos do software e prazos. Esses fatores fazem com que o produto final não atenda às expectativas ou, até mesmo, às necessidades do cliente, além de exceder o prazo e o orçamento previsto. A partir disso, um gerenciamento eficaz tem se tornado de fundamental importância para se obter sucesso no desenvolvimento de software.
Para que um projeto de software seja bem sucedido, é necessário que alguns parâmetros sejam analisados como, por exemplo, o escopo do software, os riscos, os recursos necessários às tarefas a serem realizadas, os marcos de referência a serem acompanhados, os esforços e custos aplicados, além da sistemática a ser seguida, entre outros fatores.
O uso de ferramentas de gestão de projetos torna-se indispensável para garantir resultados positivos no desenvolvimento de um projeto, pois permite saber quais métodos e processos de trabalhos utilizados, e visualizar informações em tempo real ao alcance de toda a equipe envolvida. Porém, é preciso conhecer os recursos tecnológicos de cada ferramenta e analisar as reais necessidades da implantação de acordo com o projeto
O Gartner Group divulgou o resultado de uma pesquisa realizada em 2010 sobre os problemas enfrentamos pelas organizações quando não implantam ferramentas para auxiliar na gestão de projetos. Os resultados foram:
- 51% de todos os projetos extrapolam o orçamento ou ultrapassam o prazo final;
- 15% dos projetos falham completamente;
- 94% dos entrevistados reportaram que implementando uma metodologia de gerenciamento de projetos, adicionou valor às suas organizações;
- Software de gerenciamento de portfólio de TI pode reduzir custos de 2 a 5%, melhorar produtividade entre 20 e 25%, e elevar de 10 a 15% a receita para projetos mais estratégicos.
Grande parte dos problemas acima poderia ser minimizada não só com uma boa metodologia adaptada às necessidades das organizações. Além disso, é muito importante ter uma ferramenta adequada a essa metodologia. A ferramenta deve ser realmente adequada à metodologia de acordo com suas necessidades e apoiar a metodologia, e não o contrário (PAUMGARTTEN, 2010).
A implementação de uma ferramenta de gestão de projetos deve ser conduzida como um projeto, com início, meio e fim. Todas as áreas do conhecimento com seus processos, entradas, ferramentas e técnicas, e saídas podem e devem ser utilizados para gerenciar um projeto dessa natureza (VIEIRA, 2008).
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Eficácia e Eficiência Organizacional
Conceitos distintos, porém interligados.
Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e com eficiência.
“Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).” (Brender, 2009)
"Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa idéia: Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz."
"Peter Drucker, a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas.”
Eficiência
Consiste nos meios pelos quais chegamos a um resultado, método de trabalho e procedimentos para atingirmos um objetivo.
Capacidade de um administrador para conseguir produtos mais elevados em relação aos insumos necessários para obtê-los através da produtividade e desempenho utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material) possíveis, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.
A capacidade de “fazer as coisas direito”.
- Preocupa-se com os meios
- Procura-se fazer bem-feito e corretamente o trabalho
- Evita-se plenamente o retrabalho
- Busca-se a melhor maneira de fazer um trabalho
- Foco no método de trabalho
É o objetivo alcançado, o resultado final do trabalho.
Capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo.
É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.
Mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo.
- Preocupa-se com os fins com o resultado
- Procura-se fazer as coisas corretas
- Busca-se o sucesso do trabalho
- Foco na obtenção de resultados
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Novos Sistemas – Implantação
- Clientes definam a forma e os métodos de trabalho das equipes
- Engenheiros trabalhem sem um padrão de qualidade estabelecido pela organização.
- Sejam utilizados padrões desatualizados dentro da organização.
- Aplicação de métodos de planejamento e controle divergentes ao aplicados dentro da organização.
É previsto que o sistema se torne uma solução global da empresa, trazendo os seguintes benefícios:
- Melhorar o desempenho dos contratos, bem como o gerenciamento de projetos, por meio de uma padronização na gestão da informação e na gestão da qualidade;
- Aperfeiçoar o trabalho das equipes que atuam com projetos dentro da organização;
- Ser uma alternativa para os custos de configuração em potencial, bem como problemas e interrupções que cercam a implementação de um sistema comercial “Enterprise Resource Planning” (ERP) e soluções de gerenciamento de projetos.
As principais características e benefícios do sistema e da utilidade:
- Geração automática de propostas e estruturas de projetos.
- Fácil armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações Utilização máxima do potencial da rede.
- Melhorar a gestão de contrato e informações do projeto por meio da padronização e agrupamento das informações.
- Otimização do trabalho de equipes e engenheiros gerando continuidade permitindo que coordenem, acessem e gerenciem contratos e informações dos projetos.
- Minimizar os custos de configuração da implantação de sistema ERP e soluções de softwares.
- Promover a gestão, coordenação e comunicação.
- Assegurar a organização dos dados para auditorias.
- Aumentar a eficiência e a eficácia da gestão da qualidade.
- Acesso as dados de forma ágil e eficaz por meio dos recursos existente (web, acesso remoto e outros aplicáveis)
- Ambiente organizacional como cultura, partes interessadas, liderança e estrutura abordados na resistência à mudança de colaboradores nas empresa onde já tem definidos métodos que consideram essenciais para a gestão de Projetos.
- Mudança passa a ser perturbadora em termos de métodos de gerenciamento de projetos já adotados e ramificados.
- Funcionalidade, operação e aspectos técnicos a partir de perspectiva técnica dos usuários questionam a falta de informações suficientes para a implantação que envolve treinamento e suporte, qual trazem custos adicionais e recursos que podem não estar disponíveis para apoiar o sistema limitando ao seu desenvolvimento e a sua implementação.
- Métodos, padrões e lógicas do desenvolvimento de sistemas são associadas em questões negativas onde os colaboradores não apreciem a perspectiva de qualidade tornando-se um obstáculo e retardando o processo.
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