Quais indicadores são indispensáveis?
=> ÁREAS: COMERCIAL, FINANÇAS, PROJETOS / INOVAÇÕES, PESSOAS E PROCESSOS
ÁREA COMERCIAL
Avaliar os números relacionados aos resultados das vendas Tíquete médio de venda
* Objetivo: analisar o aumento ou decréscimo do faturamento bruto em função dos preços praticados
* Fórmula: venda bruta / total de peças faturadas
* Unidade de medida: R$
Receita líquida
* Objetivo: mostrar o resultado do esforço de vendas após a dedução das devoluções e impostos sobre vendas
* Fórmula: faturamento bruto - devoluções - impostos sobre vendas
* Unidade de medida: R$
Margem bruta
* Objetivo: calcular o percentual de vendas em termos monetários que sobra após a empresa arcar com o custo do produto, mercadoria ou serviço vendido
* Fórmula: (receita líquida - custo dos produtos vendidos)/vendas
* Unidade de medida: %
FINANÇAS
Analisar a condição financeira da empresa Lucro líquido
* Objetivo: determinar o lucro do negócio em determinado período
* Fórmula: receita líquida - custos das mercadorias vendidas - gastos variáveis - gastos fixos - impostos
* Unidade de medida: R$
Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização)
* Objetivo: mostrar a geração operacional de recursos da empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização
* Fórmula: lucro líquido + despesas e receitas financeiras + IR e CSLL + depreciação e amortização
* Unidade de medida: R$
Necessidade de capital de giro (NCG)
* Objetivo: monitorar o volume de recursos demandados para o funcionamento da empresa
* Fórmula: clientes a receber + estoques - fornecedores a pagar
* Unidade de medida: R$
Geração de caixa
* Objetivo: indicar o caixa gerado pela atividade operacional em um determinado período
* Fórmula: Ebitda - variação da NCG
Sendo variação da NCG = variação de clientes a receber + variação de estoques - variação de fornecedores a pagar
* Unidade de medida: R$
Margem de contribuição
* Objetivo: representar o ganho obtido com a venda dos produtos que contribuirá para cobrir as despesas fixas da empresa (o cálculo pode ser feito por produto)
* Fórmula: receita líquida - custos e despesas variáveis
* Unidade de medida: R$
Prazo médio de pagamento
* Objetivo: revelar o prazo médio para pagamento dos fornecedores
* Fórmula: (saldo de fornecedores a pagar / total de compras no período) x período
* Unidade de medida: dias
Prazo médio de estoque
* Objetivo: indica o tempo médio em que a mercadoria permanece em estoque
* Fórmula: (saldo de estoque / custo das mercadorias vendidas no período) x período
* Unidade de medida: dias
Prazo médio de recebimento
* Objetivo: identificar o prazo médio em que os clientes pagam à empresa
* Fórmula: (saldo de duplicatas a receber / total de vendas no período) x período
* Unidade de medida: dias
PROJETOS / INOVAÇÕES
Calcular a viabilidade de projetos e negócios VPL ( valor presente líquido )
* Objetivo: calcular o valor presente de todos os fluxos de caixa futuros descontando a uma taxa de juros apropriada
* Fórmula:

* Unidade de medida: R$
TIR ( taxa interna de retorno )
* Objetivo: mostrar o potencial de geração de caixa de uma empresa e o potencial de um negócio quando este for projetado
* Fórmula:

* Unidade de medida: i (taxa de retorno)
PESSOAS
Determinar a contribuição e a motivação dos funcionários Turnover
* Objetivo: mensurar a rotatividade dos funcionários
* Fórmula: {[(quantidade de admissões no mês + quantidade de demissões no mês) / 2] /quantidade de funcionários no mês anterior} x 100
* Unidade de medida: %
Alcance de metas
* Objetivo: avaliar o resultado das ações direcionadas às equipes de trabalho. A mesma fórmula pode ser usada para determinar os resultados das ações de cada equipe da empresa
* Fórmula: quantidade total de metas alcançadas /quantidade total de metas a alcançar x 100
* Unidade de medida: %
Absenteísmo
* Objetivo: medir a média de dias de faltas de funcionários ao trabalho
* Fórmula: somatória dos dias em que os funcionários estão ausentes do trabalho / número de funcionários
* Unidade de medida: dias
PROCESSOS
Demonstrar os números relacionados ao cotidiano do negócio Reclamações
* Objetivo: analisar a percepção do cliente sobre os produtos e serviços ofertados
* Fórmula: quantidade de reclamações / pedidos faturados
* Unidade de medida: %
OTIF (on time in full : no prazo certo e na quantidade correta)
* Objetivo: medir o desempenho da entrega dos produtos e realização de serviços
* Fórmula: (Soma da quantidade de pedidos atendidos /Soma da quantidade de pedidos previstos) x 100
* Unidade de medida: %
Produtividade
* Objetivo: analisar o nível de produtividade do negócio. Essa fórmula pode ser usada para setores comerciais ou de serviços, com a criação de indicadores de produtividade similares
* Fórmula: quantidade de peças produzidas / quantidade de horas investidas
* Unidade de medida: peça/hora
Custo operacional unitário
* Objetivo: calcular o valor para se produzir uma peça ou realizar um serviço
* Fórmula: (custo variável + custo fixo) / quantidade produzida
* Unidade de medida: R$/unidade
Despesas gerais administrativas
* Objetivo: identificar a porcentagem de gastos com as despesas de apoio para a geração de produto ou execução de um serviço
* Fórmula: despesas administrativas / faturamento líquido
* Unidade de medida: %
Despesas comerciais
* Objetivo: mensurar o quanto do faturamento da empresa está sendo gasto com as despesas comerciais
* Fórmula: despesas comercias / faturamento líquido
* Unidade de medida: %
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