quarta-feira, 11 de setembro de 2013



Gestão de Projetos - Tipo de Parcerias

“São cada vez mais numerosas as empresas a acordar para o fato de que as alianças terão importância primordial no futuro. As alianças estão evoluindo tão depressa, que ninguém mais pode fazer tudo sozinho”. (Houghton, James
Tipos:
·         Adversário
·         Confiança mútua
·         Parceria ganha-ganha
·         Relacionamento empresa-fornecedor e o impacto no lucro
·         Comakership
ü  È a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
ü  O relacionamento cliente-fornecedor passa basicamente por quatro fases:
§  Abordagem convencional: Esta é a fase inicial do relacionamento entre os clientes e os fornecedores. O cliente dá prioridade ao preço e o fornecedor busca apenas fornecer um produto com preço baixo. Desconfiança quanto à qualidade.
§  Melhoria da qualidade: Nesta fase inicia-se um relacionamento mais duradouro. É o primeiro estágio do comaker. O cliente da prioridade à qualidade eliminando os fornecedores que não a têm.
§  Integração operacional: É um passo além no relacionamento comaker. O cliente da prioridade ao controle dos processos. Inicia-se a participação do fornecedor no projeto do produto e investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento. Os clientes podem financiar programas para os fornecedores para a implantação de sistemas de melhoria de qualidade.

§  Integração estratégica: Relacionamento do tipo comakership. É uma parceria nos negócios. Nesta fase há o gerenciamento comum dos processos e procedimentos, e também, um fornecimento sincronizado com qualidade assegurada

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