sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Paradigmas e Modelos de Gestão



Paradigmas e Modelos de Gestão

Os paradigmas tem sua face positiva onde orientam os indivíduos, pois são modelos, referenciais que guiam e trás segurança. Porém pode também limitar seu campo de visão, ser rígido e deturpar as demandas do mercado.

Abaixo segue visões de gestão, então, qual modelo se encaixa:

=> VISÃO MECANICISTA versus VISÃO HOLÍSTICA

Na visão mecanicista, estabelece métodos para administrar o organograma funcional, enquanto que na holística, procura descobrir novos padrões, novos sistemas que possam me colocar à frente das concorrentes.

A visão mecanicista é a metodologia antiga de conduzir ou de gerir negócios e pessoas, na verdade, esse sistema faz persistir uma cultura que prejudica o clima organizacional afetando diretamente a personalidade de uma organização, é necessário, entretanto, a implantação de um processo de sensibilização de dirigentes e gestores para as mudanças dos conceitos organizacionais e a quebra dos paradigmas. Esses fatores atingem, não só o serviço privado, mas, principalmente, por falta de vontade política, onde a maioria dos gestores preferem “comprar dificuldade para vender facilidade”.

A visão holística, por sua vez, se caracteriza pela quebra dos paradigmas e o emprego de novos modelos de gestão. Algumas diferenças das visões chamam à atenção pela importância da sistematização da visão holística na atual conjuntura organizacional das instituições. Na visão mecanicista, a competição é a chave para sucesso da organização, na visão holística, a cooperação é a chave do sucesso da organização. A visão holística de uma empresa equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas inter relações).

O foco da visão mecanicista é no serviço, na visão holística é no cidadão. Na visão mecanicista, a eficiência está em primeiro lugar, na visão holística, a flexibilidade está em primeiro lugar. Na visão mecanicista, delegar poder, significa perder poder, Na visão holística, delegar poder significa ganhar poder. Na visão mecanicista, o melhor vencerá, na visão holística, o grupo vencerá. E o que na minha concepção é um dos problemas mais graves em qualquer conjuntura organizacional, na visão mecanicista prevalece o paternalismo, na visão holística, o importante é o profissionalismo.
Portanto, esses são alguns pontos e contra pontos que separam a visão mecanicista da visão holística. É preciso que nosso sistema avance na velocidade das transformações e proceda a mudança dos estilos de administração que ainda insistem em propagar a visão mecanicista, metodologia que atravanca o avanço de nossas organizações e empresas.Todavia, persistir na visão mecanicista, é o mesmo que chegar na sua empresa e jogar todos os computadores no lixo, ficar sem internet e voltar ao remoto tempo da máquina de datilografia em pleno século conectado nas tecnologias da comunicação e da computação.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário