Liderança
É a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
De uma forma sintética, liderar significa dirigir ou comandar, incentivar e motivar os membros da organização por forma a criar as condições necessárias para que estes contribuam, voluntariamente e da melhor forma possível, para os interesses da organização, nomeadamente para que esta atinja os seus objetivos.
“Um gerente fraco com uma equipe forte é forte. Um gerente forte com uma equipe fraca é fraco. E um gerente fraco com uma equipe fraca não é nada.” (Mandelli 2001). Então, reforça que uma equipe “forte”, acaba por não deixar sobressair as deficiência da gestão.
Tipos de liderança
· Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.· Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.· Liberal (ou Laissez-faire): Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.· Paternalista: O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.· Ideal: A Liderança por Ideal é um estilo de conduzir equipes por meio das convicções e dos valores do líder sem desmerecer os objetivos individuais dos liderados. Na Liderança por Ideal, a cultura organizacional se sustenta na filosofia e nos modelos mentais do líder, que gera um ambiente de participação e integração dentro do grupo. O líder por ideal vai além de suas fronteiras organizacionais e cria um elo entre os colaboradores, os clientes, a cadeia de suprimentos e o próprio líder
Estilos de Liderança
Condutas necessárias ao gestor de pessoas· Visionário: Canaliza as pessoas para visões e sonhos partilhados. Tem um efeito muito positivo sobre o clima de trabalho. É apropriado para situações onde ocorra mudanças que exigem uma nova visão.· Conselheiro: Relaciona os desejos das pessoas com os objetivos da organização. Ajuda um empregado a ser mais eficiente, melhorando as suas capacidades de longo prazo.· Relacional: Cria harmonia melhorando o relacionamento entre as pessoas. Ideal para resolver e sarar conflitos num grupo; dar motivação em períodos difíceis; melhorar o relacionamento entre as pessoas.· Pressionador: Atinge objetivos difíceis e estimulantes. Tem um efeito por vezes negativo sobre o clima de trabalho pois é frequentemente mal executado.· Dirigista: Acalma os receios dando instruções claras em situações de emergência. É apropriado em situações de crise; para desencadear uma reviravolta na situação; com subordinados difíceis.
· Dê feedback construtivo todos os dias – elogios merecidos, observações neutras e até um aviso mais sério.
· Delegue responsabilidades – gerentes bem-sucedidos precisam ter fé em seu pessoal. O sucesso depende de sua disposição de acreditar que os colaboradores vão tomar a iniciativa, resolver os problemas e produzir resultados.
· Avalie o desempenho regularmente – muitos profissionais precisam se abastecer com regularidade de informações sobre o seu desempenho. Sugira, não ameace.
· Decida e execute – ao desenvolver um método calmo e racional de tomada de decisões, você ganhará confiança para trabalhar sob pressão. As decisões se dividem em três etapas: coleta de fatos, identificação das opções e escolha da mais adequada.
· Pratique a motivação pelo elogio – expresse de forma sincera sua admiração. O elogio pode ter diversas formas. Enviar sinais não verbais como tapinhas nas costas, um movimento de cabeça afirmativo ou os polegares para cima, pequenos comentários como “bom trabalho”.
· Escute mais – a escuta eficaz leva em conta o que os outros dizem.
· Perceba o que é emergencial e o que é habitual; escute para entender, e não para concordar; pense em aprender.
· Construa alianças – você só alcança sucesso se tiver aliados.
· Trate sua equipe com gentileza e respeito – porém, não tente se socializar ou se abrir com ela. Não é possível ser realmente amigo de quem é subordinado a você.
· Obtenha feedback – crie situações para que o gestor e os colegas falem tranquilamente o que pensam de você. Quando entregar um trabalho, confirme o recebimento e veja se atendeu às necessidades.
Leia e pense!
“Frequentemente ponderei sobre a mesma pergunta. Penso que a resposta é ambos. Assim como os atletas natos, músicos, artistas, há pessoas nascidas com vocação natural para liderança e carisma. Todavia também creio que quase todas as pessoas podem treinar a si mesmas para serem boas, senão excepcionais, líderes. Mais importante que a habilidade são os esforços que os líderes fazem e as verdades e os princípios fundamentais nos quais baseiam sua liderança. O caso mais trágico é um líder competente com um modo negativo de pensar, que desvia seu grupo do caminho ou o leva à autodestruição.” (INAMORI, 1997).
“A verdadeira força nada tem a ver com riqueza, fama ou força física. É uma questão de ter coragem de fazer o que é certo. Os subordinados são muito sensíveis a qualquer sinal de fraqueza de seus gerentes. Os líderes que agem com parcialidade ou covardia não conseguem criar um sentimento de confiança que alcance toda sua força de trabalho.” (INAMORI, 1997).
“Porém, para exercer liderança, é preciso não só ter técnicas adequadas, como também se tornar um ser especial: um indivíduo serviçal e atento ás necessidades dos demais. Porque o paradoxo da liderança é que, para ter influência sobre os demais, é necessário antes servir. Ou como se diria em uma organização empresarial: antes de aprender a mandar, é preciso aprender a obedecer; porque o líder é alguém que identifica e satisfaz primeiro as necessidades dos outros.” (DIEZ, 2008)
“Um gerente fraco com uma equipe forte é forte. Um gerente forte com uma equipe fraca é fraco. E um gerente fraco com uma equipe fraca não é nada.” (Mandelli 2001). Então, reforça que uma equipe “forte”, acaba por não deixar sobressair as deficiência da gestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário