As SETE Dimensões da Comunicação
Fonte: Revista CRA-SP, Agosto/2013 Ano 36 - numero 326
A boa comunicação é um dos principais requisitos para quem está nos cargos mais altos da carreira e gestores. Leia as sete dimensões da comunicação que podem ser usadas pelos gestores das organizações privadas e públicas.
"A Comunicação Empresarial é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das empresas. Ela engloba, nas empresas, a supervisão da assessoria de imprensa, o planejamento, implementação e condução das ações de comunicação interna — o que envolve o público interno, ou seja, os funcionários da corporação, e todo e qualquer relacionamento com o público externo, no âmbito corporativo. As atividades de Comunicação Empresarial ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa (não confundir com as marcas dos produtos) e, assim, cuida da imagem da empresa. Os profissionais desta área estão sempre preocupados com o relacionamento da empresa e seus funcionários, bem como junto com a sociedade e seus interlocutores. Eles olham este relacionamento não de forma multifacetada, ou seja, apenas como clientes, fornecedores, parceiros, mas principalmente como formadores de opinião e membros de uma sociedade, que podem auxiliar ou não na preservação da imagem da empresa. Trabalham na área de Comunicação Empresarial principalmente jornalistas, relações-públicas e publicitários. no Brasil, os postos de gerência sênior e de diretoria têm sido ocupados por profissionais de outras áreas, fato este que requer atenção dos profissionais com formação específica, já que Comunicação Empresarial requer um grau de conhecimento que somente os especialistas o têm." http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_empresarial
" A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública." http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaoempresarial.php
- Comunicação Intrapessoal - Trabalha a percepção do profissional sobre si mesmo. Esse conceito está relacionado ao autoestima e o autoconhecimento.
- Comunicação Interpessoal - Esta técnica está focada na percepção do profissional sobre o outro, a forma como ele vê seu colega de trabalho. Nesse caso, envolve o respeito e a aceitação dos líderes sobre o perfil dos colaboradores do modo que são.
- Comunicação Vocal - Essa trabalha a transmissão do conhecimento do líder por meio da voz. Nesse caso, o profissional precisa dominar a fala e ter a atenção à dicção, tom da voz e ritmo da fala.
- Comunicação Corporal - Está relacionada á forma de lidar com a expressão do corpo e do rosto, além dos movimentos das mãos. Nesse caso, a roupa e a elegância do profissional são levadas em consideração.
- Comunicação Técnica- Trata das habilidades necessárias para os líderes realizarem apresentações bem-sucedidas. Por exemplo, o sistema de apoio essencial para se fazer uma palestra.
- Comunicação Intelectual - Esta é a capacidade de reunir todos os conhecimentos adquiridos do profissional: experiência, estudos e percepção das outras formas de comunicação.
- Comunicação Espiritual - Esta habilidade diz respeito aos valores do líder. Ele precisa saber qual a função dele e de que forma a sua atuação dentro da organização pode influenciar a vida dos colaboradores.
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